25.10.2021  Sem categoria

Quantas horas você deve estudar para aprender Inglês?

Com certeza você já pensou em estudar a língua inglesa, mas ao se deparar com a rotina diária de trabalho, cuidados com a casa, entre outros afazeres, percebeu que não ia conseguir tempo para se dedicar ao estudo, não foi? Será que realmente é preciso muitas horas de dedicação para ficar fluente em um idioma? Será que não existem métodos que facilitem o aprendizado?

Hoje, viemos te contar que: cerca de 1.200 horas é o tempo ideal para uma pessoa aprender inglês seguindo o conteúdo programático planejado. A melhor forma de organizar o tempo para a efetivação dessa quantidade de horas vai depender da disponibilidade e aptidão de aprendizado de cada um.

Tem pessoas que conseguem aprender a língua inglesa sozinhas, dedicando-se por conta própria, já outras só conseguem de forma tradicional, seguindo os módulos com duração de oito anos. Tem algumas pessoas que se adaptam super bem no intensivo, aqueles cursos mais curtos e com mais horas de dedicação. Tudo depende de pessoa para pessoa.

Quantas horas por dia?

quantas-horas-por-dia-de-estudo
quantas-horas-por-dia-de-estudo

De acordo com alguns especialistas, estudar uma hora de inglês por dia é o suficiente. Se você vai ao curso de idiomas de duas a três vezes por semana, dedique uma hora nos demais dias da semana. Com certeza será perceptível a melhora na absorção do conteúdo durante as aulas, ainda mais se for um curso com um excelente método de aprendizado.

Nem todo mundo tem uma hora livre por dia para estudar, inclusive com a mente exausta de outras tarefas, absorver um conteúdo novo por muito tempo fica mais difícil. Mas não há problema, pois você pode adaptar o tempo de acordo com o seu dia a dia. Sabe aqueles 15 a 30 minutos que você passa nas redes sociais? Que tal usá-lo para fazer o estudo diário no inglês? Estudar em um período curto regularmente trará bem mais resultados do que estudar uma vez na semana por quatro horas seguidas.

Absorvendo aprendizado

horas-de-estudo-para-aprender-inglês
horas-de-estudo-para-aprender-inglês

Quando obtemos um novo aprendizado, o cérebro guarda a informação em um local destinado para as memórias de trabalho e elas se tornam memórias de curto prazo. Caso o acesso com um determinado tema, como inglês, por exemplo, seja constante, a informação muda de lugar, e vai parar nas memórias de longo prazo.

Tem alguma forma de fazer essa mudança? Sim! Você pode estudar o mesmo conteúdo por longas horas de estudo e depois fazer uma grande pausa, ou distribuir ao longo dos dias, conteúdos distintos por períodos mais curtos, com pequenos intervalos de descanso.

A segunda opção tem sido mais eficiente, já que atualmente nos distraímos facilmente com outros acontecimentos ao nosso redor. A maioria das pessoas aprende muito mais fácil com as repetições breves e constantes.

Não se cobre tanto

quantas-horas-de-estudo-para-aprender-inglês
quantas-horas-de-estudo-para-aprender-inglês

Não tem como aprender inglês sem se dedicar, e nem como sair falando o idioma fluentemente de uma hora para outra. É preciso dedicação, organização e dar o máximo de si para conquistar a fluência.

Uma ótima alternativa para fixar o idioma na memória é fazer exercícios de escuta, oralidade, escrita e repetição diariamente. Se as aulas não acontecem todos os dias, recomenda-se que os exercícios e o contato com a língua inglesa sejam.

A persistência para que o outro compreenda o que você está falando é essencial para a evolução dos estudos. A pressa para conseguir ser fluente no idioma pode gerar frustração, desânimo, estresse, levando muitas vezes a desistência.

Dicas para facilitar o aprendizado:

dica-quantas-horas-de-estudos-para-aprender-inglês
dica-quantas-horas-de-estudos-para-aprender-inglês

  1. Estabeleça um objetivo. Estipule o nível que quer alcançar, em quanto tempo e dedique-se para desenvolver as habilidades (conversação, compreensão, escrita, leitura).
  2. Leia notícias em inglês, ouça música, assista séries e filmes com legenda em inglês.
  3. Busque pessoas para praticar o inglês.
  4. Estude todos os dias por 10 minutos. Pode ser uma música. O significado de uma propaganda. De um vídeo nas redes sociais de um ator famoso que você adora.
  5. Nunca pare de estudar.
  6. Organize seu tempo e invista em uma viagem para um lugar onde a língua nativa seja o inglês.
  7. Matricule-se em um curso regular que tenha bons métodos de aprendizado, e facilite a sua compreensão.

A Talken está há mais de 30 anos gerando resultados comprovados e vai te ajudar a aprender inglês de forma fácil, divertida e de alto nível! Veja qual dos nossos cursos é o melhor para você e venha vivenciar toda a experiência do melhor curso de inglês que você já viu.

Quer ser bilíngue de verdade? Vem pra Talken!

ASSINE NOSSO NEWSLETTER