11.09.2019  Culture

Gerações

Você sabe a qual geração pertence? Sempre ouvimos sobre os Millennials, uma sopa de letrinhas com X,Y,Z e agora até Alpha. O que esperar do futuro e como construir um mundo que acolha todas essas diferenças?

Muitos estudiosos apontam que as gerações pulam de 20 em 20 anos
aproximadamente. Entretanto, para sociólogos e pesquisadores, o que realmente define o que é uma geração são influências e experiências similares no tempo que vivem. Os elementos podem ser tecnológicos, biológicos, culturais, históricos em formatos que moldam o comportamento e influenciam toda uma geração.

No século passado, tivemos a ascensão da representatividade do jovem no
período pós 2ª Guerra, e com isso o estudo das gerações ganhou força. Surgiam os Baby Boomers, que ganharam esse nome pela explosão demográfica ocorrida no período. Em um momento de recuperação econômica em que o trauma da guerra se propagou via televisão, um perfil habituado a buscar consistência na carreira e financeira, trazia a segurança como um valor importante na construção das famílias, do mercado de trabalho e da sociedade. No Brasil, a época foi marcada pela jovem guarda e pelo início da Ditadura Militar.

Na sequência, os filhos dessa geração criaram contrapontos e buscaram através de música, filmes e atividades culturais achar sua identidade. Foi uma época de contestações, como na Guerra do Vietnã, e no Brasil, os períodos mais críticos da censura militar. Com isso, essa geração influenciou muito o progresso das Diretas Já. Pelo mundo, a geração buscou conexões e atingiu marcos como a queda do Muro de Berlim.

A Geração Y, ou Millennials, nasceram no período das aberturas democráticas, com mais liberdade para exercer suas vontades, construir projetos de vida e viver a revolução tecnológica. É o grupo que teve o contato com o mundo analógico, mas domina o digital de forma natural. Uma geração que, no mundo do trabalho, começa a enxergar a necessidade de propósito, com um pensamento mais global e que alterou os formatos de consumo.

Os nascidos entre os anos 90 até 2010 foram nomeados como geração Z. São os nativos digitais, que nasceram diretamente em um período de crise econômica, desemprego e de certa dúvida sobre os modelos de sociedade. Com isso, vivem em uma época polarizada. Apesar disso, é a geração mais integradora e inclusiva de todas, entendendo como natural a quebra de tabus.

Por fim, a geração Alfa, formadas pelos filhos dos Millennials, nasceram dentro de um mundo em constante transformação. É a geração que será responsável pelo crescimento de países emergentes e que guiarão o mundo para as mudanças necessárias. Há muita colaboração e compartilhamento e as famílias possuem disposições diferentes das outras gerações. A robotização, o aumento da expectativa de vida e o comportamento totalmente digital moldam as características dessa geração, que poderá ter menos contato com a natureza e outras pessoas, mas terá à sua disposição as mais variadas tecnologias.

Entendendo que o mundo e suas gerações tendem a acelerar suas alternâncias, fazendo com que gerações sejam estabelecidas em períodos menores de tempo, como podemos fazer com que diferentes perfis se entendam? Certamente entendendo os momentos de vida das pessoas, respeitando seus interesses, aptidões e pontos onde encontram maiores desafios e dificuldades.

A Talken entende que a educação e o ensino do inglês autêntico transcende os tempos. A essência da Talken English School é a renovação. O Diretor Magdal Frigotto explica: “somos uma comunidade de educadores em
constante movimento ao encontro das demandas dos alunos. Sabemos que é necessário estar a par das tendências da educação em todos os âmbitos que a envolvem, com um olho na disciplina da aplicação da nossa metodologia, no sentido técnico e humanístico, mas também olhando para cada aluno como se ele fosse o único, pois é dele que surge a renovação.
Faz parte de nossas práticas fazer reuniões e treinamentos frequentes com a equipe de professores, funcionários do setor administrativo e gestores da escola para “dar ouvidos” às nossas salas de aula, nosso atendimento e “nossos corredores”.

Atendemos jovens, adultos e crianças a partir dos 7 anos de idade, o que nos proporciona conviver com diversidade de pensamentos e consequentemente diferentes demandas. Construímos um portfolio variado de produtos, fruto dos nossos estudos e percepções.

Cursos presenciais durante o semestre regular e cursos intensivos de férias,
Talken Anywhere (aulas online 100% ao vivo), Talken Plus (vídeo aulas para reforço do conteúdo trabalhado em sala), Talken in the USA (programa de intercâmbio nos Estados Unidos) e atividades oferecidas pelas sedes como:

plantio e colheita em nossa horta orgânica, English Clubs e Extra Clubs (para prática do inglês em contextos relevantes para o aluno e que proporcionem prática espontânea e divertida), são alguns exemplos dos nossos produtos.

Oferecer essas atividades para as mais diferentes gerações faz com que a nossa missão de ensinar inglês autêntico de alto nível seja um desafio constante.

Sabemos também que a renovação no ensino de inglês deve partir de uma sólida base de qualidade de pessoal e a medição dos resultados alcançados pelos alunos”.

ASSINE NOSSO NEWSLETTER